domingo, 14 de junho de 2009

Plongée e Contra Plongée


Plongée, que significa mergulhada em francês, é o termo usado para definir um tipo de enquadramento em que a camera filma o objeto de cima para baixo, situando o espectador em uma posição mais acima do objeto, vemos a imagem como se estivessemos mais altos. Esse enquadramento produz um efeito de diminuir o objeto, de inferiorizar, pois o situa em um plano onde existe algo maior do que ele, que o olha desde cima e dá conta de toda sua dimensão.

O contra-plongéé, é como o nome sugere, o contrário do plano anterior, neste a camera filma o objeto de baixo par cima, siutando o espectador abaixo do objeto e engrandecendo ele na tela, isso gera uma sensação de grandiosidade e superioridade do que está sendo filmado em relação ao observador.

Abaixo podemo ver dois exemplos.

No primeiro, Triunfo da Vontade (1934), documentário de Lení Riefenstahl, filme propaganda do nazismo, a diretora opta por enquadrar Hitler sempre em Contra-Plongée, fazendo com que ele cresça na tela, colocando-o em um lugar de grandeza, e estabelecendo com a camera o mesmo tipo de relação que existe entre Hitler e o público que o escuta. O observador olha Hitler em um ângulo parecido com que o público o olha, reforçando assim a idéia de liderança.








No segundo, A Queda - As últimas horas de Hitler (Der Untergang - 2004), filme de Oliver Hirschbiegel, que narra os últimos dias de guerra antes da derrota da Alemanha. O diretor enquadra o personagem de Hitler em Plongée, diminuido-o no espaço diégetico, ao mesmo tempo que filma os demais personagens que interagem com ele, em contra-plongée, sugerindo assim uma crescente diminuição do lider alemão frente a derrota iminente.


Um comentário:

  1. NOssa que lindo, voce me fez lembrar alexander nevsky do Eisenstein Alice, que delicia... Vou ver novamente hoje... Quando a camera pega alexander debaixo para cima... belissimo...

    beijos

    ResponderExcluir